Passageiros reclamam da falta linhas de ônibus aos finais de semana e feriados em São Carlos
13/07/2025
(Foto: Reprodução) Quem trabalha aos sábados e domingos, se queixa da situação. Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que não ocorreu nenhuma redução de linhas ou quantidade de veículos. Moradores reclamam da falta de ônibus nos fins de semana e feriados em São Carlos
A falta de ônibus aos finais de semana e feriados tem sido motivo de reclamação dos moradores de São Carlos (SP) que dependem do transporte público para ir ao trabalho.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que não houve redução de linhas ou quantidade de veículos operando após o tarifa zero, implantado em maio deste ano, sendo mantida a mesma operação que estava sendo realizada (veja a resposta completa abaixo).
Os passageiros dizem ainda que os atrasos e a lotação também têm incomodado tanto na viagem de ida quanto na volta. Eles cobram melhorias e mais atenção da prefeitura para garantir o funcionamento adequado do sistema em todos os períodos.
Há quatro meses, a cidade adotou tarifa zero no transporte coletivo aos sábados, domingos e feriados como parte de um programa para incentivar a mobilidade urbana. Mas muitos passageiros reclamam que a redução de linhas nesses dias dificulta o deslocamento.
Passageiros reclamam da falta linhas de ônibus aos finais de semana e feriados em São Carlos
Leandro Vicari/EPTV
Mais notícias da região:
TRISTEZA: Morre cão ‘vovô’, aos 18 anos, que viralizou com homenagem de tutor em aniversário
ACIDENTE: Mulher morre após moto atingir búfalo na rodovia SP-225 em Aguaí
VÍDEO: idoso de 88 anos é arrancado de carro em assalto e quase é atropelado
Transtornos
Passageiros reclamam da falta linhas de ônibus aos finais de semana e feriados em São Carlos
Leandro Vicari/EPTV
A operadora de caixa Maria Sátiro de Oliveira mora no bairro Cidade Aracy e disse aos fins de semana precisa pegar dois ônibus para chegar ao trabalho. “No domingo, não tem o que vai perto do meu trabalho, então tenho descer no Centro e pegar um carro de aplicativo”, contou.
A técnica de enfermagem Maria das Dores Ferreira da Silva também precisa pegar duas conduções. Além da situação no fim de semana, ela reclama da superlotação. Já a auxiliar de educação social Eliana Aparecida dos Santos se queixa dos atrasos.
“Tem que melhorar e muito. Acham que a gente trabalha só de segunda a sexta? E os sábados, domingos e feriados? Os patrões não querem saber”, desabafou a cozinheira Lucelena Gomes da Silva.
Segundo os passageiros do transporte coletivo, voltar para casa também é um problema. "Eu fico uma hora e meia, duas horas no ponto esperando o ônibus”, disse a auxiliar de limpeza Márcia Maria Benedito.
Ponto de ônibus no Centro de São Carlos
Amanda Rocha/g1
A prefeitura informou que a operação do transporte público se divide em três formatos: dias úteis uma operação , sábados um segundo formato e domingos e feriados numa terceira logística, pois a demanda de usuários são diferentes também.
Quanto a atrasos, a secretaria está monitorando junto à empresa para entender se é um problema crônico de algumas linhas ou se deve a problemas pontuais do trânsito em trechos específicos.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara