Calor e tempo firme predominam no país; frente fria chega na sexta e derruba temperaturas no Sul e Sudeste
11/09/2025
(Foto: Reprodução) A atuação de uma “pré-frontal” deve deixar esta quinta-feira (11) mais quente em várias regiões do país.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O sistema antecede a chegada de uma frente fria e costuma provocar justamente um aquecimento momentâneo.
Com isso, no Centro-Oeste e no interior do Sudeste, esse reforço de calor vem acompanhado de ar muito seco à tarde.
Entre o norte de São Paulo (SP), Goiás (GO) e Mato Grosso (MT), os índices de umidade podem cair para níveis críticos, abaixo de 12% em pontos isolados.
Já no Sul, o dia começa com frio e, nos pontos mais altos da serra de Santa Catarina (SC) e no extremo sul do Paraná (PR), ainda pode formar geada ao amanhecer.
Ao longo do dia, o sol aparece, as máximas sobem em relação às primeiras horas, mas sem muita variação.
☁️ Veja a previsão do tempo na sua cidade
Salvador (BA), 07/08/2025 - Pôr do sol na Baía de Todos os Santos visto do alto do elevador Lacerda no Pelourinho, centro histórico de Salvador.
Rovena Rosa/Agência Brasil
No Rio Grande do Sul, esta quinta segue com céu aberto e uma sensação amena. Em Porto Alegre (RS) tem mínima hoje de 11 °C e máxima de 23 °C, mas a entrada de vento mais frio derruba a temperatura na sexta (12), que não deve passar de 19 °C.
Florianópolis (SC) acompanha o ritmo: 25 °C nesta quinta, 21 °C na sexta e entre 19 °C e 20 °C no sábado e domingo, quando há chance de instabilidade passageira.
Já Curitiba (PR) esquenta bem nesta quinta, chegando a 27 °C por causa do efeito pré-frontal, mas a virada chega rápido: a partir de sexta, máximas em torno de 19 °C, e no fim de semana a capital fica entre 17 °C e 19 °C, com manhãs frias.
Em Mato Grosso do Sul e Goiás, as tardes passam facilmente dos 35 °C, com picos de 38 °C em Campo Grande (MS) e até 42 °C em Cuiabá (MT), sob baixa umidade.
Brasília (DF) e Goiânia (GO) seguem firmes e secas, com máximas entre 32 °C e 37 °C.
Já São Paulo (SP) chega a 31 °C nesta quinta, mas o avanço da frente fria traz nebulosidade, garoa e queda para 24 °C na sexta e máximas mais amenas, em torno de 21 °C no sábado e 22 °C no domingo.
O Rio de Janeiro (RJ) começa com 28 °C e sol, mas vira para chuva e 24 °C na sexta, com sábado mais frio (20 °C) e domingo ainda nublado.
Belo Horizonte (MG) esquenta até 33 °C na sexta antes de cair para 27 °C no domingo, e Vitória (ES) também sente a virada: sol e 28 °C nesta quinta, chuva e 24 °C no sábado.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quinta (11) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
No Nordeste, a costa leste segue recebendo umidade do oceano, com chuva rápida entre Sergipe e Rio Grande do Norte.
Recife (PE) alterna sol e pancadas: 30 °C nesta quinta, 31 °C na sexta e 28 °C no fim de semana, com aberturas de sol entre as ocorrências de chuva passageira.
Salvador (BA) mantém o padrão de sol com chuva rápida hoje e amanhã, com 28 °C; no sábado a máxima desce para 25 °C e no domingo fica perto de 26 °C, sempre com instabilidade intermitente, principalmente de manhã e no fim da tarde.
No interior do Nordeste, o calor e o tempo seco predominam, com alerta para baixos índices de umidade à tarde.
No Norte, o calor segue presente, mas as instabilidades se espalham de forma mais frequente entre Amazonas, Rondônia e Roraima.
Manaus (AM) vai de 34 °C nesta quinta e 35 °C na sexta, com aumento de nuvens; no fim de semana, a capital oscila perto de 33 °C, e no domingo há chance de pancadas com trovoadas.
Em Belém (PA), a quinta fica mais abafada, com 33 °C e sol entre nuvens; na sexta, as pancadas voltam à tarde e à noite, com 32 °C, e o fim de semana alterna períodos de tempo firme e nebulosidade, com máximas entre 32 °C e 33 °C.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Inverno de 2025 na cidade de SP é o mais gelado dos últimos 30 anos, diz Inmet
Mapa mostra previsão de temperatura máxima para esta quinta (11).
CPTEC/Inpe
LEIA TAMBÉM:
Seca é 'catástrofe global em câmera lenta', alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Parque da Cidade, principal obra da COP 30, é fechado para montagem de pavilhões do evento em Belém
Baleia morre após colisão com pequeno barco na costa de Nova Jersey